O município de Epitaciolândia chegou a 172 casos de Covid-19 e a prefeitura prorrogou o decreto de isolamento social em decreto publicado nesta quinta-feira (2), porém, liberou a realização de encontros religiosos na cidade.

As atividades consideradas não essenciais que restringe o funcionamento do comércio, e que também envolvem aglomerações e atendimento em órgãos públicos não essenciais, atividades culturais continuam suspensas até dia 15 de julho.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e afirma que leva em consideração os casos já confirmados da doença e também a situação de fronteira com a Bolívia, além da classificação na fase vermelha que é de emergência, conforme o programa “Acre Sem Covid” do governo do estado.

“A gente reuniu a equipe que está acompanhando a situação e temos 172 casos confirmados, desses 114 de alta e o restante está sendo monitorado então diante desta situação a gente está mantendo as mesmas condições do decreto anterior”, disse o prefeito da cidade, Sebastião Flores.

O decreto traz apenas uma alteração no anterior que é a liberação de encontros religiosos, um vez por semana, apenas aos domingos.

“O entendimento foi o seguinte, nós reunimos com a comunidade evangélica e vimos a importância que eles têm no cenário da comunidade e a gente liberou aos domingos com a capacidade de 30%, por exemplo, se a igreja cabe 100 pessoas, vai receber apenas 30”, afirmou.

O prefeito ainda afirmou que a Vigilância Sanitária ficou responsável por fazer a fiscalização se as medidas estão sendo cumpridas. E que as regras para que os encontros religiosos aconteçam é de que seja disponibilizado apenas 30%, além dos cuidados com a higiene e uso de equipamento de proteção individual.