Francinete Barros coordena esse importante setor de humanização da saúde

 

O governador Gladson Cameli e o secretário de Saúde, Alysson Bestene, através da Brigada de Enfrentamento e Combate a Contaminação dos Trabalhadores em Saúde pelo novo coronavírus – BCCTS, realizaram dos dias 29/06 à 03/07/20 um mutirão de ações em parceria com o Núcleo de Humanização e Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos da secretaria que protege quem está na linha de frente da guerra contra o coronavirus. Esse departamento, pouco conhecido, tem sido importante para resguardar a vida dos profissionais. Nesse mutirão recente os servidores alcançados estavam trabalhando nos municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira. A eles foram feitas apresentações do Projeto Cuidando de Quem Cuida, do Mapa de risco/Perfil do Trabalhador e, a implantação do Plano de Monitoramento Intensivo da população Idosa e crônica na APS referente a covid-19.
Realizando treinamento para preenchimento dos formulários eletrônicos (Mapa de Risco/Perfil do Trabalhador e Plano de Monitoramento Intensivo da população Idosa e crônica) e o Papel da Humanização e do Acolhimento frente a Covid-19.

As ações foram programadas conjuntamente por ambas as áreas visando as necessidades prioritárias que são o fortalecimento do Servidor em Saúde e o enfrentamento do Covid-19 na Atenção Básica da população mais vulnerável.
A Brigada de Enfrentamento e Combate a Contaminação pelo novo coronavírus foi instituída para fortalecer a contenção de transmissão e contaminação ao coronavírus dentro do ambiente de trabalho, com ênfase no cuidado à saúde do servidor.

A BCCTS tem a finalidade de orientar, capacitar, sugerir, elaborar planos de ações e executar, considerando as diretrizes da Política Nacional de Humanização-PNH e, das medidas seguidas em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS (Ministério da Saúde) e, da Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE para amenizar os impactos clínicos e psicológicos dos Trabalhadores causados pelo novo coronavírus – Covid-19.
A Brigada é coordenada pela gerente do Núcleo de Humanização/Sesacre, Francinete Moreira Barros, em parceria com DAPE, Cerest, Vigilância em Saúde.

Agradecemos aos Prefeitos, Secretárias de Saúde, Gerentes das unidades e os coordenadores dos municípios de Manoel Urbano e Sena Madureira pela Receptividade, atenção, aprovação e adesão de nosso trabalho. E, todos os servidores muito obrigada pela participação.

Equipe Sesacre:
Francinete Moreira Barros – Humanização
Jeane Rodrigues dos Santos – Humanização
Luiz Marinho – DAPE
Wendell Braga – DAPE
Vladimir – motorista